quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Corpo do TCC

Achávamos que iríamos começar o trabalho pela introdução. Esta, no entanto, foi a última a ser escrita e, logo depois, o sumário. A todo momento os capítulos viravam subcapítulos, os parágrafos se fundiam ou se excluíam, parte do que tínhamos escrito durante dias e noite ia para o lixo ou simplesmente ficava de lado, aguardando uma decisão sobre se ia ou não ia entrar novamente na monografia…

Ah, a tal da ABNT… Todo texto que escrevíamos e enviávamos à orientadora vinha com uma anotação: "de onde vocês tiraram isto?", "é preciso indicar a fonte", "observem as normas da ABNT", "por favor, exclua tudo o que não tiver fonte ou referência", "não dá para deixar esta parte, pois parece texto de terceiros", "se não foi escritor por vocês, indiquem o nome do autor"… E a dor de cabeça, e o nervosismo, e a vontade de rasgar tudo e jogar fora e desistir da formatura… A pressão é muito grande.

Mas após uma respirada funda, uma nova leitura ou uma pesquisa mais aprofundada, nos trazia elogios de Antoniela, o que nos inspirava a insistir na busca pela excelência. Afinal, por que abandonar tantos anos de estudo por causa de errinhos que poderiam ser corrigidos?

O sufoco ainda nem tinha começado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário