quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Meu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC2

Na Faculdade Social eu estudei sempre com a mesma equipe de alunos. Vez ou outra entrava um novo elemento, mas na maior parte do tempo eram sempre as mesmas pessoas no grupo. Havia muita interação e comprometimento da galera, pra que mudar? Dos nossos trabalhos em conjunto, surgiram ideias para monografia ou produto. A primeira foi para produzir uma revista voltada para a terceira idade, com foco na sexualidade; tivemos também um trabalho de semestre, sobre rádio comunitária, que renderia uma monografia; por fim, eu tentava germinar um livro-reportagem.

Quando cheguei na Faculdade da Cidade, encontrei algumas pessoas que eu já conhecia: Anderson, dos encontros sobre cultura no bairro Plataforma e Jobson, de encontros literários durante a Bienal do Livro da Bahia. Este último estava com uma proposta de trabalho de conclusão de curso em andamento e me convidou para dar uma olhada, em seguida me chamando para fazer parte do projeto. Aceitei e começamos a discutir e pesquisar mais sobre o assunto. O tema era analisar o discurso de quatro grandes jornais brasileiros sobre o Movimento dos Sem Terra.

Durante a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, no entanto, afunilamos a análise para o jornal A Tarde online e O Globo online. No início iríamos analisar textos de ambos os veículos, publicados durante todo o ano de 2007. Diante da inviabilidade, tempo escasso e outros fatores, reduzimos o recorte para dez reportagens de cada jornal.

Continua no próximo bloco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário